EAD







Legislação EAD e Certificação


- Cursos Livres de Atualização Profissional e Qualificação Cultural - 

Cursos livres não são cursos técnicos, nem profissionalizantes. Não são cursos de graduação, nem de especialização. Contudo, o espaço virtual de aprendizagem, oferece ao cursista materiais de qualidade com lastro científico, mediação didática especializada e critérios pedagógicos para avaliação de desempenho de seus alunos.

Nossos Cursos, estão classificados como cursos livres de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal, sob a perspectiva de Educação Continuada. Todos os cursos livres de atualização profissional, estão isentos de qualquer reconhecimento pelo MEC ou Secretarias de Educação,conforme a lei nº. 9394/96; Decreto nº. 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

Embora os cursos livres sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC, nós do espaço virtual, não dispensamos os critérios acadêmicos e didático-pedagógicos exigidos a qualquer outra modalidade de cursos, sejam eles "livres" ou não, presenciais ou à distância.


Os cursos  estão enquadrados na categoria de Cursos Livres e são destinados à qualificação e atualização de acadêmicos e profissionais de nível superior. 

Ao término do processo metodológico de avaliação e aprovação os cursistas imprimem seu certificados disponibilizado pelo próprio site 

Nossa metodologia é focada na construção do conhecimento pela interação mediada.

Os cursos são individualizados e o cursista não precisa esperar formar turmas para iniciar os estudos, pois ele é o gestor do próprio aprendizado, determinando a data de início e a data de término, de acordo com a quantidade de dias contratado pelo curso, e utilizando a sua disponibilidade de tempo, bem como a intensidade de sua participação nas atividades propostas. 

Como é o processo?

1) Cursista faz a inscrição e assim que o pagamento for confirmado enviamos e-mail de CONFIRMAÇÃO ATIVA contendo instruções passo a passo para acesso a sala virtual de aprendizagem, onde estão todos os materiais: apostilas, leituras complementares, fóruns, vídeos e e-books disponíveis de acordo com cada curso.

2) Depois que o cursista acessar o Ambiente Virtual de Estudos, deverá ler o material didático disponibilizado, interagir com o tutor pelo fórum "Tira-Dúvidas", realiza a ATIVIDADE do módulo e quando achar que está apto(a) responde o questionário online

2.1 DAS AVALIAÇÕES: Todos os nossos cursos possuem sistema de dupla avaliação, realizando-a ao final de cada módulo e a AVALIAÇÃO FINAL, está poderá apresentar o formato múltiplas escolhas ou discursiva, correspondentes ao curso. A nota final do cursista será a média obtida entre as ATIVIDADES.

Para cálculo da nota final, o sistema irá somar a média obtida nas ATIVIDADES no final de cada módulo e a média obtida na AVALIAÇÃO FINAL e dividir por dois, resultando na média final que irá registrada no certificado.

3) Obtendo a pontuação mínima de 7,0 pontos na média final, o cursista alcançara o resultado com aproveitamento. E poderá emitir o seu certificado.

Primeiras providências depois de receber o acesso ao curso são:
· Fazer acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem;
· Ler o Manual do Cursista;
· Estabelecer o seu cronograma de estudos;
· Iniciar a leitura da apostila eletrônica anotando eventuais dúvidas ou considerações;
· Utilizar os fóruns para interagir com o tutor e demais colegas de curso;
· Fazer as ATIVIDADES avaliativas;





As atividades avaliativas são todas assíncronas, ou seja, não exigem que o cursista esteja online ao mesmo tempo em que o tutor também esteja. Desta forma, cada participante lê e responde os e-mails ou tópicos do Fórum em horários diferentes de acordo com sua possibilidade e conveniência. 

A metodologia utilizada possibilita ao cursista determinar o seu próprio ritmo de estudos. A duração dos cursos dependerá, entre outros fatores, do tempo dedicado aos estudos. 

Prazo para conclusão do curso : Mínimo de 15 dias e máximo de 30 ou 60 dias (dependendo do curso). Findando o prazo máximo de 30 ou 60 dias e o cursista não tiver completado as atividades de avaliação, deverá ser realizada rematrícula com taxa de 50% do valor atualizado do curso para conclusão das tarefas/atividades pendentes, exceto quando o tutor determinar atividades complementares para a consecução das atividades sem prejuízo para o aproveitamento pleno do conteúdo programático.

Critério de avaliação: Esta varia de curso para curso, mas em geral a pontuação total do curso é de 10 pontos, distribuídos em: Participação no fórum ATIVIDADE ao final de cada módulo, e a avaliação final que poderá ser discursiva. Atividades de campo/prática a critério do tutor e Preenchimento do formulário de avaliação do curso. Para aprovação no curso é necessário o mínimo de 7 pontos, em média final.

Das atividades não facultativas: As atividades não facultativas fazem parte do critério de avaliação e o não cumprimento delas pode comprometer a pontuação mínima para emissão do certificado caso o cursista não atinja pelo menos 7 pontos, entre elas: ATIVIDADES ao final de cada módulo e a AVALIAÇÃO FINAL.

Fórum: As atividades de Fórum servem para debates sobre um tema específico. Sua participação no Fórum é quesito de avaliação e atividade para composição de carga horária. O acesso ao fórum se dará no próprio ambiente de estudos e direto no módulo que estiver estudando.

O certificado pode ser utilizado para atualização do currículo vitae profissional, em cursos extras-curriculares, contribuindo para que o profissional ganhe destaque  na sua área profissional.

Metodologia

Utilizamos uma metodologia dinâmica, nossas aulas são compostas de materiais, no formato de slides, apostilas, vídeos aulas (complementares), fórum interativo e biblioteca virtual.

Para cada curso é aplicado uma avaliação no final dos módulos, que é dividido pela atividade final. A média dos cursos é 7,0 o que dará ao aluno direito de obter o certificado.